sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A loucura!

Ainda estava grávida e um recém papá em conversa disse-me:
- Hoje vou cometer uma loucura: vamos jantar fora.
E com estas palavras eu me senti condenada a ficar em casa com dois bebés "sem loucuras" de ir jantar fora com eles... Mas nós estamos tanto tempo dentro de casa que chego ao fim-de-semana, altura em que o papá está mais livre, e fico desejosa de sair à rua.
Já tínhamos ido jantar fora antes com a família toda, o que podia correr mal? Tinha muitas mãozinhas disponíveis para pegar nos bebés e ajudar no que fosse necessário.
Desta vez fomos jantar os 4, com um nervosinho miudinho entramos no restaurante e o primeiro obstáculo: o autocarro de bebés ocupa imenso espaço e é difícil passar entre as mesas. Depois a "melhor" mesa era no fundo da sala... (em caso de emergência seria bonito para sair...) e encostados à janela... Cada pessoa que passava ficava do outro lado do vidro a admirar os bebés... quem não achou piada nenhuma foi o papá... 
O jantar demorou tanto que para o fim os bebés começaram a chorar com fome... hora de ir embora! Peço a conta ainda o papá estava a acabar de comer, o empregado (o jovem empregado) ficou admiradíssimo e a pensar que eramos loucos!

Crises de bebé: crosta láctea

A semana passada começaram a aparecer umas crostas na cabeça dos bebés, parece caspa, mesmo depois do banho têm o cabelo sujo parece que não tomam banho à três 15 dias!
Já não bastava terem a pele bastante seca, ter de usar creme para peles atópicas caríssimo e agora isto... bem, pelo menos antes isto que outra coisa pior!
Já esfreguei com óleo de amêndoas, já fiz pasta de óleo de amêndoas com champô para espalhar antes do banho mas parece que não está a resultar. 
Já vi que também existem loções para a crosta láctea acho que vamos experimentar alguma...

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Adormecer bebés

Uma das maiores dificuldades da mãe com os bebés tem sido adormecê-los à noite, durante o dia só dormem se quiserem mas à noite tento que eles durmam a horas decentes para terem uma rotina mas não tem sido fácil, então se os deito na cama deles num domingo depois de passarem o dia todo a saltar de colo em colo... parece que a cama tem picos!
Para quando ficam demasiado exaltados ponho musica, eles gostam de ouvir musica e esta é uma delas, conosco resulta!


Ao dar uma volta pelo youtube à procura de musicas para bebés deparo-me com videos de sons do útero, acho o som horrível, se estivesse 9 meses a ouvir isto ficaria com dores de cabeça... (por acaso até estive...), e não é que eles adormecem num instante? Em momentos de desespero usem e abusem do youtube!


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Ponto de situação

E com 2 meses e meio os meus fofinhos pesam 5,100 kg cada um, 57 cm de altura e 38 cm de diâmetro de cabeça, já comem 150 ml de leite, dão sorrisos lindos e já dão "dois dedos de conversa". E para comprovar como estão crescidos até já seguram o biberon sozinhos! E sim, ainda bebem leitinho da mamã! Excedendo todas as expectativas a mamã ainda tem leite para os seus fofinhos!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Consulta revisão do parto

Após a looonga menstruação fui à consulta de revisão do parto, foi feita citologia e a "inspecção" se o útero tinha voltado ao sítio... sério? Não levei com "toques" antes do parto e levo agora...
Como tive aquela suspeita de tromboembolia pulmonar não tomei a pilula de amamentação, agora não posso tomar qualquer pílula e nem posso tomar qualquer anticonceptivo hormonal... a médica de família perguntou se eu não queria laquear as trompas como já estava servida com dois e tinha tido "tantos" problemas na gravidez que podia ser uma opção, mas... mas... eu ainda sou nova para fechar já a loja não? Sei lá se não encontro um saco de tesouro no fim do arco-íris e posso ter mais uma carrada de filhos? Esta gente... Então ficou "falado" na possibilidade de colocar o DIU após os 6 meses após o parto...

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Bebés chorões


Correndo o risco de ser espancada por outras mães, vejo a sorte que tenho (mesmo com dois bebés) numa sala de espera para a consulta. É choradeiras de meia noite, quando um bebé chora todos choram, é ver mães com os bebés ao colo aos saltinhos a caminhar de um lado para o outro para os acalmar enquanto os meus bebés habituados a ouvir chorar continuam quietinhos no seu ovinho, sossegadinhos, calminhos, fofinhos, cutxi cutxi.

Crises de bebé: bolsar ou vomitar?


Porque é que eu tenho a sensação que o que acabaram de beber sai tudo de uma vez boca fora? Isto é bolsar? Parece-me que vomitaram o leite todo... E isto está assim à quase um mês mas o pediatra diz que são apenas bolsadores... E como fazem o mesmo seja com o LM ou com o LA nem sequer vale a pena mudar o leite para o AR, ou seja, não se faz nada. Mas isto dá-me uma aflição e sinto-me frustrada por não fazer nada a respeito!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Vacinas: parte II

Bem... se a primeira (BCG) custou no bracito, as segundas sem descrição... porque foram no plural... duas vacinas de uma vez, uma em cada pernoca, coitadinhos!!
Mas o pior ainda não passou... se na primeira fica a marca no braço e não devemos mexer nem pôr gelo nem fazer absolutamente nada. Nestas já temos de pôr gelo e os bebés estão chochinhos... siga ao benuron como recomendação da enfermeira... não estou a achar piada nenhuma a esta coisa de vacinas...
Também porque ontem após leitura (porque é que ninguém me fala nestas coisas?!?) descobri que existem duas vacinas que não fazem parte do PNV... A prevenar e a rotavírus... isto quer dizer que para as tomarem tenho de as pagar e a fatia não é pequenina... Ai que azia a este governo!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

2 meses!!


E para comemorar os 2 meses dos meus príncipes vocês me parabenizam com 7000 visualizações?
O meu muito obrigada a todos que se mantém desse lado!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Crises de bebé: cólicas

É a pior experiência que já passei com os bebés, ficam aflitos e num choro mesmo sofrido... ficam eles e fico eu que tento tudo para os acalmar... são massagens, são gotas, são colinho, são ginastica com as pernas...
Mas quando finalmente adormecem até respiro de alivio e vitoriosa. 
Tinha o aero-OM mas parecia-me que não fazia qualquer diferença a não ser o doce que eles adoram lamber, agora tenho as tão milagrosas gotas inglesas Infacol mas de milagrosas não têm nada, pelo menos para os meus bebés...
O que a mamã come também tem influência, tinha constantemente ao meu ouvido "isto faz mal", "aquilo faz mal" mas o que ninguém disse e que por tentativa e erro acabei por chegar à conclusão, é que o leite era o grande culpado! Agora a mamã não pode beber leite e ficamos todos contentes da vida!

Crises de bebé: Bolsar

Mas porque é que os bebés bolsam? Para além de desperdiçarem leite sujam a roupa toda, ficam todos molhados, depois com soluços e isto é uma bola de neve que não acaba!
Se antes perdia imenso tempo a tratar da roupa agora está a dar comigo em doida! Abençoada avó que engoma a roupa senão...
Começaram a bolsar já tinham mais de 1 mês e era tanto e a toda a hora que ainda fico assustada quando vem aquelas quantidades que ensopam uma fralda. Contudo ainda não mudamos o leite para o AR, eles tanto bolsam o leite materno como o leite artificial e o pediatra diz que mudar o leite pode camuflar outro possível problema por isso vamos manter vigilância...
À uns dias um bebé sorria amavelmente um daqueles sorrisos com a boca toda, eu encantada com o meu príncipe vou para lhe dar um beijinho e zás! levo com uma golfada de leite... muito bom!

Palminhas aos meus meninos!

E hoje foi a primeira noite que dormiram assim um dormir decente e de gente crescida. Acabaram de mamar à meia noite e meia e só voltaram a pedir comer às 7 horas da manhã! Quando acordei nem estava a acreditar, será que eles choraram e eu caí no sono pesado? A verdade é que hoje sonhei, já não me lembrava da ultima vez que sonhei à muuuuito tempo! O sono nunca chegava a essa parte...

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Xixi e cocó na fralda

No primeiro mês era cocó a toda a hora, não havia mamada que não houvesse cocó na fralda, agora mudou... E ainda estranho quando fazem 1 ou 2 vezes por dia. Isto é mesmo coisa de mãe ficar contente quando vê cocó na fralda! E não há mãe que se preze que não fale em cocó do seu bebé? Eu sou mais uma...
Mas hoje é o primeiro dia que deixaram o tamanho 1 das fraldas (palmas, palminhas!), os meus bebés estão crescidos!! Foram 8 semanas a usar o tamanho 1, nunca comprei tamanho 0, no início dobrava as fraldas para não chegarem até ao pescoço (e também porque era preciso não tapar o umbigo) mas hoje já são pequeninas e vamos partir para o tamanho 2. 
Usei pampers sensitive, dodot sensitive, dodot etapas e continente e só não gostei das dodot etapas, não apertam bem na cintura (não têm aquele elástico) e o cocó subia até às costas. Usando uma média de 15 fraldas por dia para os 2 bebés, ao fim de 8 semanas já gastamos à volta de 850 fraldas... é muita fralda!
Bebés vamos lá aprender a usar a sanita!!


São tão igualzinhos!

Sim, são semelhantes mas ao lado um do outro vê-se que não são igualzinhos mas quando só está um bebé é difícil saber qual é... Dou por mim a perguntar, quem és tu? Bah! E todos perguntam se eu consigo distingui-los, era suposto conseguir... serei má mãe por não conseguir? 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

A 1ª vacina

Como existem as aulas de preparação para o parto também devia existir a preparação para as vacinas... Isto de ser mamã e levar os filhos às vacinas tem que se lhe diga! Partiu-me o coração ver o meu bebé a chorar desalmadamente com uma agulha enorme espetada no braço... Pareceu uma eternidade que aquela agulha ali ficou... E como se não bastasse foi sofrimento (da mãe) a dobrar porque a seguir a uma vacina foi outra para o outro bebé... E sim, os meus bebés só levaram a BCG às 8 semanas, quantas vezes tive de explicar a razão a médicos e enfermeiros! Como eu levei imunossupressor na gravidez, os bebés só podem levar as vacinas vivas 6 meses após a ultima toma do imunossupressor.
E para a semana fazem os 2 meses, lá vêm mais vacinas, mais sofrimento. E a quantidade de vacinas que ainda terão de levar... Eu não servia para ser enfermeira de bebés!



IdadesVacinas e respectivas doenças
0 nascimentoBCG (Tuberculose)
VHB – 1.ª dose (Hepatite B)
2 mesesVHB – 2.ª dose (Hepatite B)
Hib – 1.ª dose (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b)
DTPa – 1.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
VIP – 1.ª dose (Poliomielite)
4 mesesHib – 2.ª dose (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b)
DTPa – 2.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
VIP – 2.ª dose (Poliomielite)
6 mesesVHB – 3.ª dose (Hepatite B)
Hib – 3.ª dose (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b)
DTPa – 3.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
VIP – 3.ª dose (Poliomielite)
12 mesesMenC - 1.ª dose (meningites e septicemias causadas pela bactéria meningococo)
VASPR – 1.ª dose (Sarampo, Parotidite, Rubéola)
18 mesesHib – 4.ª dose (doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b)
DTPa – 4.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
5-6 anosDTPa – 5.ª dose (Difteria, Tétano, Tosse Convulsa)
VIP – 4.ª dose (Poliomielite)
VASPR – 2.ª dose (Sarampo, Parotidite, Rubéola)
10-13 anosTd - Tétano e Difteria
13 anosHPV* - 1.ª, 2,ª e 3.ª doses (Infeções por Vírus do Papiloma Humano) - só para raparigas
Toda a vida 10/10
anos
Td - Tétano e Difteria

E a mamã?

Passada a euforia toda e a novidade de ter dois bebés em casa entramos na rotina e dou por mim como uma mãe desesperada e desleixada na sua imagem. A total dedicação aos filhos deixa de parte os cuidados essenciais de uma mulher e a preocupação com ela mesma. Passadas 8 semanas seria altura da mãe começar a tomar conta dela e a olhar-se ao espelho, ir ao ginásio, cuidar do corpo, passar creme, ir ao cabeleireiro, ir às compras, vestir algo novo, alimentar-se devidamente... Só de pensar nisso até fico deprimida... mas como? como conseguir fazer isso tudo? Parece que passo o tempo todo a queixar-me do tempo passar a correr e não conseguir fazer tudo o que preciso como vou ainda adicionar mais tarefas ao meu dia?


50% mamã 50% papá...
Diria mais 95% mamã...