domingo, 16 de março de 2014

Segurança social


A quem está grávida aconselho logo a pedir a senha para ter acesso à segurança social direta. Com o acesso à segurança social direta sabemos o estado dos nossos pedidos em 1ª mão por exemplo, com pelo menos 15 dias de antecedência do que se tivermos à espera que a carta chegue pelo correio e tendo em conta que a grávida vai depender da segurança social para receber os respetivos subsídios.
Na 14ª semana pedi o abono pré-natal, uma mensalidade que dão à grávida durante os 6 meses de gestação, que dão ou não consoante os rendimentos. No 1º pedido foi recusado (deram a resposta quase 2 meses depois), quando fiz o pedido de abono de família após o nascimento dos bebés já me foi concedido... tanto o pré-natal (que já nem tinha voltado a pedir nem contestado) como o abono de família... estranho! A segurança social é nossa amiga...
No nascimento dos bebés também começou a licença de maternidade, por serem gémeos o papá teve mais 2 dias e a mamã mais 30 dias. Inicialmente pedi os 150 dias para receber a 100%, com o desenrolar do tempo comecei a sentir-me desconfortável em deixar os bebés para ir trabalhar e alterei, assim pedi 150+30 e fico a receber 83% e ainda pedi o subsídio parental alargado que são mais 90 dias a receber 25%.
É pouco mas é o que há e o que se arranja, agora só me preocupo com a creche em Setembro, o que me faz sentir mais aliviada por saber que até ficarem mais crescidinhos ficam bem comigo.

Sem comentários: