sábado, 30 de maio de 2015

Trabalho?! Naaaa

Quem disse que ter gémeos dá trabalho não sabe da missa a metade... Podia estar preparada para mudar fraldas a dobrar, para lavar roupa a dobrar e para fazer comida a dobrar mas preparar-me para as peripécias deles é que não me preparei e dá comigo em doida!
O comando da televisão já teve uma semana desaparecido, um par de sandálias tão bem escondidas que tivemos de estar a calçar botas em dias de calor, o desodorizante da mãe nunca está no sítio e já tenho de ter um suplente. As máquinas de lavar roupa e louça já não fazem um programa inteiro sem que o parem a meio, as molas da roupa são doá-das aos vizinhos e a quem passa lá em baixo no passeio.
E isto é só uma amostra do que me faz perder a cabeça e achar que estou a pirar!!!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Largar as fraldas? Já?!

16 meses, cedo? está na hora? acho que largar a fralda será um processo demorado e que tem de ser encarado com uma GRANDE tarefa diária portanto quanto mais cedo começar melhor, não tem de ser drástico e deixar já os miúdos nus pela casa mas para eles se irem habituando.
Começamos a sentá-los no bacio de vez em quando... não era todos os dias porque eles choravam e se não gostaram o melhor foi dar tempo para se ambientarem.  Os bacios estavam lá e todos os dias eles os viam. Passado algumas semanas já se sentam no bacio sempre antes do banho, às vezes fazem xixi e quando isso acontece fazemos uma grande festa quando se levantam e batemos muitas palminhas!
Na creche também o fazem, todos os dias à mesma hora vão todos ao bacio, ficam lá sentados e cantam divertidos e a coisa tem corrido bem porque até já fizeram cocó!
Assim, quando chegar o verão já estamos (eles e eu) preparados psicologicamente para andar sem fralda a fazer xixi's pelos cantos da casa.
A parte boa disto tudo? Em breve terei a despesa das fraldas reduzida!

Antes de reduzir a despesa há que fazer mais despesa: hora de comprar o bacio. E no que diz respeito ao bacio achei logo que devia comprar 2! Há coisas que se pode partilhar... o bacio não é uma delas! E agora? Já viram a variedade de escolha?!? Para os adultos é uma simples sanita mas para as crianças...




São bacios simples, são autenticas mini sanitas (mas que até musica tem!), são adaptadores para as sanitas dos adultos, são mini urinóis e até um objeto estranho que se põe na sanita dos adultos (para não salpicar tudo?)...


E ainda há as teorias (que eu desconhecia) que os meninos são mais difíceis de largar a fralda que as meninas... Estamos cá o tempo que for preciso...


terça-feira, 7 de abril de 2015

Eu e o meu mano

A minha mãe está cansada, o dia a dia entre trabalho e casa é desgastante, o esforço para ter tudo pronto para nós é incansável.
O mano tem andado doente, coisas da garganta, tosse muito e está sempre com os vapores a fazer mmmmmmhhhhhhhhh... eu às vezes também quero, deve ser bom para o mano ter... mas não sabe a nada!
Eu lá tive um dia mais doentinho mas já passou, coisas de dentinhos! Já tenho 9 dentinhos mas o meu mano vai à frente com 10 dentinhos!
Eu já ando, sou independente, caminho para onde quero e vou sozinho, o meu próximo desafio? Agarrar-me à bancada até ficar sem chão nos pés!
Já o mano ainda não anda, é um bebé que gosta mais de gatinhar, às vezes eles levanta-se e anda como eu mas agarrado às paredes... ou a mim! e eu não gosto nada...
Assim que nós deixarmos, a minha mãe volta cá mais vezes. Até lá xi-corações (que eu gosto tanto de dar) para todos.



Ah! O meu mano já fez um xixi no bacio, os papás ficaram tão contentes!


Bebé Sam

quinta-feira, 19 de março de 2015

Feliz dia do pai!

Diferente de todos os dias e de todos os dias do pai, hoje o pai foi mesmo tratado com muito mimo. Passou a manhã na creche com os gémeos a ouvir um mini concerto e recebeu prendinhas fofinhas. Pai de gémeos não é apenas pai, é um super pai!


terça-feira, 17 de março de 2015

Ai!

Chiça que ser mãe doi! Estou sempre a levar com dentadas e puxões de cabelos! Literalmente...

sexta-feira, 6 de março de 2015

Recado da educadora

Isto já foi à uma semana mas cada vez que me lembro ainda me rio mesmo sozinha...
Chego ao infantário ao fim do dia para ir buscar os piolhitos e a auxiliar vem com um papel da educadora para me ler o recado e um tanto ou quanto apreensiva diz:

"O Simão fez uma diarreia... (pausa) ... o Samuel desfez a camisola..."

E olha para mim como se tivesse sem saber como reagir e eu desato-me a rir!!!
E todas rimos e ela justificou-se... "isto nunca me aconteceu, é a primeira vez que vejo um bebé ter desfeito a camisola!"

Ai os dentinhos que já são muitos e a manga da camisola que já ficou toda descosida até ao ombro.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Tantos dentinhos!

Sou uma pessoa que gosta de estar informada com tudo o que irá acontecer aos meus filhos, com o seu desenvolvimento e tudo o que daí advém. Às vezes ainda me admirava com as pessoas que me diziam "no meu filho os primeiros dentes a nascer foram os de frente em baixo"... no vosso e em todos, não?! À tempos já tinha publicado esta imagem, os primeiros são realmente os de baixo e os depois os de cima...
Mas neste momento o Simão trocou as voltas todas e já tem os 2 dentinhos nº 5 mas ainda falta 1 dentinho do nº 4... 
O Samuel tem todos os dentinhos até ao nº 4...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Cortar o cabelo dos bebés


Não é tarde nem é cedo, estava farta daqueles cabelos enormes e encaracolados, queria cortar, queria minimizar os puxões de cabelos, queria-me livrar daquele cabelo todo...
"Ah e tal cortar o cabelo corta o desenvolvimento", "ainda é muito cedo", esquece! Pus na cabeça que havia de lhes cortar o cabelo e lá fomos.
Portaram-se bem, muito bem, agradavelmente bem que fiquei mesmo surpreendida. E não esquecemos as caixinhas para guardar o primeiro caracol!


Agora a sério... se o arrependimento matasse... os meus bebés de um momento para o outro deixaram de ser bebés e passaram a parecer uns rapazes traquinas... A diferença no cabelo faz destas coisas...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

É a euforia completa


Os últimos dias têm sido de grande euforia, um entusiasmo em ver os meus filhos a desenvolver-se a olhos vistos que só mesmo visto!
Os primeiros passos, o largarem-se e ficarem em pé, o tempo que já se aguentam de pé, o equilíbrio e desequilibro e o quanto andam (agarrados) à velocidade da luz. É um máximo! A alegria com que ficam porque os bebés também percebem que estão a conquistar novas capacidades.
Não tarda nada são ainda mais independentes, não tarda nada são uns crescidos!

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Um bocadinho ainda mais atrasada...



No carnaval do ano passado tivemos direito a mascarar-nos de ratinhos, este ano de ratos mickey, para o ano o que será?

Esse é o dilema das mamãs quando chega a altura do carnaval, o que se vão mascarar? Onde vou comprar o fato? Como vou fazer o fato? E os acessórios? Onde encontro isto? Onde consigo aquilo? Será que assim fica bem? Será que assim eles aguentam com isto 10 segundos para a foto? (Esta ultima parte devia ter pensado com mais pormenor porque foi mesmo difícil aguentar as orelhas na cabeça e os sapatos nos pés...).

Um bocadinho atrasada...


Ainda vou a tempo de postar uma foto dos mickey's mais fofinhos do ano? Sei que vou um bocadinho atrasada mas são uns fofinhos não são?

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O milagroso antídoto!

http://www.biocol-lab.com/solucoes/kids/kids-frt/

As preocupações de mãe quando os filhos não comem são normais mas eu não deixei de me queixar à pediatra... para além disso não deixei de me queixar do meu desespero em estarem doentes TODAS as semanas, ora do mesmo ora de "ites" diferentes.
As queixas parecem infrutíferas mas não foram! A pediatra receitou o milagroso antídoto e 2 semanas depois os bebés ainda não adoeceram (até tenho medo de falar...) e comem que nem umas lontras! 
Se todos os males pudessem ser resolvidos com um simples xarope...

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Mais uma receita: O 1º bolo do bebé

Há muito que queria partilhar esta receita porque fartei-me de procurar e não encontrei grande coisa que fosse de encontro do que precisava: dois bolos deliciosos de aniversário para que os bebés pudessem comer.

Ingredientes:
3 iogurtes naturais de bebé
200 gr farinha
2 ovos
140 gr açucar amarelo
1 manga
4 bolachas maria

Juntar os iogurtes com o açucar, ovos e farinha, mexer e verter em duas formas untadas com azeite e polvilhadas com pão ralado.
Cozer em forno previamente aquecido a 180º C durante 30 minutos.
No liquidificador bater a manga sem pele e caroço com as bolachas maria e verter sobre os bolos após arrefecerem.

E voilá! Os bebés adoraram!

 

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

xixi... muito xixi!


Imagino que todas as mães passem pela fase em que não há fralda que aguente o xixi durante toda a noite e todas as manhãs ou até mesmo a meio da noite dêm com a cama do bebé toda molhada. Não gosto de mudar a fralda a meio da noite, não os quero acordar de propósito e quanto mais eu conseguir dormir melhor, não quero mais uma preocupação a meio da noite...
Aquelas famosas fraldas que dizem que aguentam 12 horas de rabinho seco são uma treta, não aguentam 8 horas quanto mais 12 horas... mas não sou de desistir e depois de muitas tentativas e erro lá consegui safar a maior parte das noites mas ainda assim não é infalível...
Experimentei todas as marcas de fraldas, experimentei o tamanho mais justo, o tamanho acima, e nada parecia funcionar... alguém partilhou comigo que usava o tamanho de fralda acima e um penso de incontinência por dentro da fralda e txaraaam! A maior parte das noites o xixi não passa, alguma noites molham um bocadinho o pijama mas a cama já não tenho de trocar por causa de xixis!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

As datas que eu deixei "passar"


Fogo não é por esquecimento mas já era habitual passar por cá para festejar as datas especiais e após quase um ano e meio de blog falhei!!!
Falhei os 13 meses e falhei o 1 ano de idade corrigida...Vamos lá despaxar isto:

A data prevista do parto era a 08 de Janeiro... nasceram 1 mês antes, fariam a 8 de Janeiro 1 aninho de fossem bebés de termo mas estão cá como se fossem!
Os 13 meses também passaram literalmente a voar (sei que estou constantemente a dizê-lo mas sinto que cada vez que o digo tem ainda mais sentido e que passou ainda mais rápido que da última vez que o digo).

Chegou a idade em que já percebem o que é ir para a creche e ficar em casa, por vezes reclamam quando chegam à creche como nunca o fizeram antes. Agora as despedidas têm de ser ainda mais contidas para não se aperceberem que os vou "abandonar".
Falam pelos cotovelos e já sabem tão bem fazer as suas gracinhas e cativar qualquer adulto, expressam-se cada vez melhor para pedirem o que querem que torna tudo mais "fácil". 
Incrível como me derreto com aquele "ahhhh" que fazem de admiração e espanto com a boca aberta quando eles mandam algo ao chão como se não soubessem como aquilo aconteceu. A bolacha acabou e eles levantam as mãos e fazem um som parecido com "não haaaaá" ou até mesmo quando a musica acaba levantam as mãos e dizem "não haaaaá"...
Dizem "olá, olá, olá, olá" até alguém responder e agora quando têm fome dizem "mamã" e fazem gestos com a boca que querem comer... pronto "mamã" está associado a comida... é isso a que uma mamã se resume... a dar comida!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A "má" mãe que eu nunca seria...


Antes de ter filhos e mesmo quando estava grávida pensava e falava em várias coisas que nunca iria fazer aos meus filhos e dizia que comigo isso não aconteceria, iria evitar ao máximo dar essas liberdades aos meus filhos. Coisas como levar os meus filhos comigo ao supermercado ou a jantar fora. Coisas como pô-los a ver desenhos animados para os distrair enquanto comem. Coisas como dar-lhes colo o tempo todo. Coisas como estar 3 dias para cortar as unhas e nunca o fazer...
Agora as "coisas" mudaram, as prespectivas, os objectivos, e apesar de saber que o que faço não é o certo não faz de mim a má mãe que achava que seria se as fizesse.
Ir ao supermercado ou jantar fora faz parte do quotidiano, com filhos certas saídas são reduzidas mas não são radicalmente cortadas porque também temos os mesmos direitos apesar de por vezes ter bebés impacientes ou que choram ou que incomodam ouvidos mais delicados.
Doentes ou com baixo peso o que mais queremos é que comam, com ou sem desenhos animados, distraídos ou atentos, o que interessa naquele momento é que comam! Se é mau hábito? Sim... sei que estou a fazer mal mas mais mal estaria se não tentasse de tudo para que eles comam...
O tempo é curto, durante a semana só dá para fazer o essencial, curtar as unhas é essencial mas comer, banho e dormir é mais essencial, apesar de não me esquecer que é preciso curtar as unhas e já tinha falado aqui antes nisso, ontem foi a gota de água quando uma educadora (que nem é a educadora deles) me disse para cortar-lhes as unhas... passei a maior vergonha do mundo e senti-me a pior mãe do mundo e fui para casa a ferver por ter ouvido aquilo e ainda por cima de alguém que mal me conhece...
Ser mãe tem destas coisas!

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ca canseira!


Agora sinto realmente (e ainda mais) a injustiça do nosso país, do nosso governo, das nossas políticas, uma mãe de gémeos que trabalhe a tempo inteiro dá no mínimo em doida. Trabalhar 8 horas por dia deixa uma mãe de rastos fisicamente e psicologicamente. Não ter o tempo que é preciso para os filhos, deixá-los ainda de noite na creche e voltar a buscá-los já é de noite, ir para casa a correr e dar-lhes jantar porque os bebés já estão de rastos e só querem é dormir... não deixa tempo para nada! E não me sai da cabeça que estou para lhes cortar as unhas à 3 dias!
Aquelas meras 2 horas e meia de período de amamentação acabaram e agora é que vejo o que me faziam falta, eram essenciais para estar com os bebés e brincar com eles nem que fossem 20 minutos...