quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Vamos lá fazer contas às doenças...

A última vez que contei as doenças que já tinham foi à 15 dias... pois a média estava a ser uma doença por semana a cada um mas parece que já está a aumentar... Em um mês já foi conjuntivite a dobrar, laringite a dobrar, mãos pés boca (nem queiram saber o que é!), otite, outra vez otite mas a dobrar... Hoje apanhamos um susto com 41º de febre e já estão a antibiótico pela 3ª vez desde setembro e estamos a um dia da festinha de Natal e nem sei se conseguem ir à creche pelo menos na hora da festa para poderem participar.

A conjuntivite deita aquela remela toda tipo ranhoca nos olhos e quando acordam estão com as pestanas coladas, é preciso limpar com uma compressa e soro de fora para dentro e nunca passar com o mesmo lado da compressa duas vezes. Como é viral os bebés não podem ir à creche e é preciso pomada ou gotas específicas para o tratamento.

A laringite, como já tinha falado aqui com febre dá-se benuron e/ou brufen e para a dificuldade em respirar o melhor é abrir a porta do congelador e deixar o bebé respirar o vapor frio, não há mais milagres.

E por falar em não haver milagres, para o síndrome mãos pés boca não se faz mesmo nada! Mais uma vez é viral mas não há medicação para tal (isso foi o que toda a gente me disse, todos menos a médica de família que deu zovirax...). Dá febre e borbulhas nos pés, nas mãos e à volta dos lábios. Ao fim de uns dias passa mas a zona das borbulhas fica cada vez mais seca que chega a escurecer a pele.

Otite, as malditas otites é que têm deixado os bebés mais indispostos... Parece que até agora foi o que mais os tem afligido, choram muito com dores, inclinam a cabeça e tocam com o ouvido no ombro, ganham febres entre os 39º e os 41º e começam a "bater mal"... de tal forma que sentados começam a bater com a parte de trás da cabeça na cadeira ou nas grades da cama! Antibiótico e brufen são a solução... vamos esperar que sejam uma solução rápida porque ainda não tive férias!

Sem comentários: