segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Afinal o que é o percentil?

Raios partam o percentil que tantos se regulam, só serve para comparação e motivo de orgulho dos pais que dizem que o seu bebé está num percentil alto e motivo de preocupação se o seu bebé está num percentil baixo. 
São apenas medidas estatísticas que nos dizem qual a percentagem da população que tem um valor igual ou inferior. Assim, partindo do princípio que uma criança tem um peso no percentil 25, isto não quer dizer que ela tem pouco peso, porque está abaixo do percentil 50. A única coisa que podemos concluir é que 25% da população de crianças saudáveis com aquela idade tem um peso igual ou inferior ao dessa criança.
O mais ridículo de tudo é que não existem tabelas de percentil para gémeos, ora como se pode comparar o percentil de dois bebés que estão na mesma barriga com o percentil de um bebé só? Se 1 em cada 80 partos são gémeos porque é que ainda não criaram uma tabela de percentis para gémeos e depois fazem os cálculos dos percentis com base numa tabela que é usada para apenas um feto?
De qualquer forma os valores de percentil preocupam-me, sei que não me devia orientar por esses valores mas o certo é que o valor do percentil tem vindo a baixar a cada ecografia. Agora só vou olhar para isso quando nascerem, quando forem independentes um do outro e crescerem por sua conta e medida e já se poder olhar para a tabela como bebés "normais não gémeos".

Mas ainda assim para quem quer medir o percentil do seu bebé, há imensas calculadoras na net, de realçar que os valores são diferentes em diferentes partes do mundo, podem consultar aqui por exemplo.


Sem comentários: