sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O internamento de puérpera #2

Como seria de esperar o tempo é escasso para vir partilhar as nossas experiências e sempre que cá venho escrevo um bocadinho mas acabo por ser interrompida e volto mais tarde para continuar por isso finalmente e continuando onde fiquei aqui vai.

O segundo dia foi ótimo, tive uma enfermeira espetacular que também tinha uma irmã gémea então foi muito giro ouvir o que ela tinha para contar. Tentei dormir durante o dia mas sem sucesso... Visitas, mamadas, refeições, médicos, uma eternidade para chegar ao wc, outra eternidade para conseguir urinar e mais outra eternidade para voltar para o quarto. Não conseguia andar, dava passinhos de bebé, não me conseguia dobrar, mal de mim quando caía algo ao chão porque não conseguia apanhar e tinha de pedir ajuda a alguém. As dores eram muitas, andava medicada até aos olhos, tanto paracetamol e nolotil eu tomei! 
Segunda noite calhou-me um enfermeiro que andava com uma seringa na mão a distribuir gotas pelos bebés... como os bebés se lambiam todos e ficavam bem caladinhos! era doce... queres ver que vou ter os meus meninos já com diabetes?! Vim a saber que na noite anterior tinham feito uma lavagem gástrica aos dois pequeninos, coitadinhos...

Terceiro dia e os bebés não estavam a mamar bem apesar dos valores da glicémia estarem bons, já não picavam os pés dos meus meninos, depois de experimentar o mamilo de silicone experimentei a bomba para tirar leite e eis que o mundo se tornou bem mais colorido! Que alívio! Dava o leite materno por uma seringa e já podia descansar o meu peito, como me doía! O bebé maior começou a ficar amarelo... os dois tiveram direito a um berço com solário e eu comecei a ficar mais nervosa, era suposto no dia a seguir ter alta mas com os bebés assim já era incerto.
Terceira noite também foi tranquila, outra enfermeira muito conversadora, muito tranquila e disposta a ajudar em tudo, foi a própria a dizer que se tivessem uma chucha já estariam mais calmos e deixavam dormir melhor. Alguém que me compreende! Verdade que algumas mães ao 2º ou 3º dia já davam chucha aos bebés, eu é que não tinha levado para respeitar as ideologias do hospital.

Quarto dia, eu tenho alta, um médico que nunca olha para as pacientes, apenas lê e escreve nos processos, faz a chamada como se tivessemos na escola, chama o meu nome e diz que tenho alta... e os bebés? É com outro médico. Têm de fazer análises, fazem uma pica no pé com uma seringa que tem 3 bicos, espremem o pé, sai sangue e recolhem. Mais tarde voltam a dizer que era necessário recolher mais sangue ao bebé maior e com um cateter central. Fiquei assustadíssima, onde vão picar o meu bebé? levaram-no e não vi nem soube de mais nada, quando o bebé voltou estava vermelho de tanto chorar, pobrezinho... tanta maldade! Algum tempo depois dizem-me que os bebés têm alta, as análises estavam boas. Tive um misto de felicidade, alívio e medo, uma nova etapa, estamos por nossa conta, novos desafios, o mundo espera-nos.

Sem comentários: