terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O internamento de puérpera

Primeiro dia, as visitas acabam e de repente o mundo cai-me aos pés, estou sozinha com dois bebés para cuidar, já me levantei e já fui ao wc e tomei banho mas estar de pé custa tanto, as dores são muitas, como vou ser capaz?
Já não tinha soro, já não tinha algália, já jantei, só queria mesmo descansar mas... os bebés choram. Amamentar é tão cansativo... eles não pegam tão bem como da primeira vez, demoram imenso tempo, as costas não suportam o peso dos bebés, tenho de mudar fraldas e fazer tudo sozinha e a dobrar.
A meio da noite eles choram... os dois ao mesmo tempo! Amamento um mas o que faço ao outro? Não estou a aguentar a pressão e tudo me aflige, não chamo alguém porque eles apenas têm fome e apenas eu posso resolver o problema, eles choram e ninguém parece se importar, ninguém competente aparece para ajudar. Acabo por chamar a enfermeira e peço-lhe ajuda para eu amamentar os dois ao mesmo tempo, resposta negativa, é muito cedo para eu fazer um esforço desses. Com tempo tive de engolir o choro de um para amamentar outro. O primeiro obstáculo foi ultrapassado. Mais tarde eles choram e eu não sei porquê. Voltei a chamar a enfermeira, o bebé mais pequeno engasgou-se e deixou de respirar, a enfermeira vira-o de cabeça para baixo e da-lhe pancadas nas costas, o bebé continua sem sinais de choro. Aquelas imagens foram horríveis e incontrolavelmente desatei a chorar, a enfermeira volta a virá-lo de cabeça para baixo e mais pancadas, não resultou... pela terceira vez repete o procedimento e finalmente o bebé chora. Fiquei tão aflita, não estava preparada para uma fatalidade destas e não estava preparada para a resolver se eu tivesse sozinha... Deitados e prontos a dormir, passados uns minutos o bebé volta a engasgar-se, toquei a campainha mas ninguém aparece, com o desespero desatei aos berros a chamar a enfermeira. Quando ela chegou o bebé já estava mais estável e ela levou-os, depois de muito choro finalmente dormi por 2 horas. O dia começa e os bebés voltam para mim para serem amamentados, tudo volta ao normal como se a noite de ontem tivesse sido apenas um pesadelo.

Sem comentários: