sábado, 21 de setembro de 2013

Síndrome da Transfusão Feto fetal

Gémeos que dividem uma única placenta (monocoriónicos) são sempre idênticos e trocam sangue entre si. Na Síndrome de Transfusão Feto-Fetal (STFF), um feto torna-se doador de sangue e o outro receptor. O feto doador cresce menos e produz muito pouco líquido amniótico, enquanto o receptor produz líquido amniótico em excesso, crescendo mais. A falta ou o excesso de sangue são ruins para os fetos podendo levar à morte de ambos (ainda dentro do útero) ou ao parto muito prematuro. Sem tratamento, existe apenas 10% de probabilidade dos fetos sobrevivererem.
A cirurgia é feita em ultimo recurso dado as taxas de sucesso pouco animadoras: 1/3 de probabilidade de sobrevivência dos dois fetos, 1/3 de probabilidade de sobrevivência de apenas um feto ou 1/3 de probabilidade de nenhum feto sobreviver.

A cirurgia consiste na introdução de uma “cânula” (agulha mais grossa, de até 3mm) contendo um aparelho óptico (fetoscópio), através da parede abdominal e do útero (sem abrir a barriga da mãe), que permitirão visualizar diretamente os vasos que comunicam a circulação dos fetos. A interrupção da circulação nestes vasos será feita utilizando a coagulação por raio laser.

Podem consultar o site com toda a informação: http://www.artesmedicas.com/ttts.htm

Sem comentários: