sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Amamentar #5

Voltando para o lado prático, antes de começar a amamentar faço os dois biberons de leite, um fica a arrefecer para o primeiro que amamentar e o outro biberon deixo no aquecedor de biberons que tem uma posição fraquinha que apenas mantém a temperatura, assim não arrefece até ser a vez do segundo bebé comer.
No inicio havia a grande preocupação dos bebés comerem de 3 em 3 horas, fomos bem avisados que como são prematuros não tinham o instinto de acordar para comer e podia ocorrer uma hipoglicémia e poderem desmaiar sem nos apercebermos ou pensarmos que estavam a dormir porque quando o açúcar no sangue baixa eles ficam mais sonolentos.
Aprendi logo na maternidade a apontar as horas a que cada bebé comia, fazia xixi e cocó fazendo uma tabela para assim controlar as horas e não me confundir com cada bebé e tinha razão... a meio da noite com o cansaço, sonolenta, já não sei quem foi o ultimo a comer e quem deve comer a seguir. A técnica de escrever é boa mas porque não aproveitar as novas tecnologias? Existem várias aplicações no telemóvel para o fazer e não só para apontar a alimentação e fraldas, pode-se apontar inúmeras coisas e até fazer um diário com fotos e comentários (para quem tem muito tempo). Eu uso uma em português e que dá para adicionar vários bebés:

http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/boletim-do-beb%C3%A9/633c7d5e-2c39-40e1-a217-e8f6ce6ef80e

Entretanto eles já podem ficar até 4 horas sem comer durante o dia e 5 horas durante a noite (quem me dera!), agora eles são um relógio, 3 horas certinhas e acordam com fome. Antes estava a contar as 3 horas a partir do momento que começavam a comer (foi assim que me ensinaram na maternidade) mas o pediatra diz que contamos a partir do momento que têm a barriga cheia quando acabam de comer. Coisas de mamã de 1ª viagem que ninguém fala...


Sem comentários: