quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Amamentar

Em grávida já tinha a certeza que amamentar era a melhor opção para os bebés e para mim, nunca descartei a possibilidade de dar de mamar aos bebés. Mas a forma como tudo é exposto, ou imposto, parece que não amamentar é ilegal. Logo na primeira vez que amamentei a enfermeira pergunta-me "quer amamentar os seus bebés não quer?", esse "não quer?" parece uma imposição, a resposta não seria uma escolha da mãe? Ou se a mãe disser que não é apedrejada? Sim eu quero por minha escolha, não porque os outros me "obrigam". Nos dias seguintes, no internamento tive algumas dificuldades em amamentar, os bebés não estavam a pegar bem, isso em si já era frustrante não precisava de ouvir "tens de te esforçar!". Outras pessoas me perguntavam "tens mama para os bebés?", "tens leite?", isso em parte me fazia sentir como "invadida", porque é que toda a gente quer saber isso? É só isso que interessa?
No dia que cheguei a casa tive a subida do leite, o peito parecia pedra! Pensei que isso fosse normal embora já tivesse com dores e amamentar era cada vez mais impossível. Se não fosse a minha mãe me dizer que não podia estar assim e que tinha de tirar o leite todo fosse de que maneira fosse, provavelmente tinha tido uma mastite e apenas nesse momento ouvi pela primeira vez o que era uma mastite, tanta informação sobre ter que amamentar e ninguém falou das complicações que podiam surgir e como resolvê-las. Felizmente emprestaram-me uma bomba de tirar leite nessa noite que foi o que me salvou, mais ou menos. No dia seguinte, o primeiro dia que acordei em casa, fomos ao centro de saúde para o teste do pezinho e para pesar, felizmente a enfermeira perguntou-me como estavam as minhas maminhas e eu dei um tímido "não muito bem"... tive quase 2 horas com 2 enfermeiras a massajar-me o peito para sair todo o leite e tirar todos os nódulos! As enfermeiras foram espetaculares, voltei a sentir-me mais apoiada depois daquele "amanha-te" à saída da maternidade. 
Um conselho para as mamãs com leite a mais: manteiga de cacau, compra-se na farmácia custa quase 12€ uma embalagem (aqui não se vende a vulso) e massaja-se em movimentos circulares de fora para dentro com a manteiga de cacau e tira-se o leite com a bomba de tirar leite e no fim colocar toalhas molhadas em água fria sobre o peito para estancar a produção de leite. Fiz isso 4 a 5 vezes por dia durante 3 dias e foi o que me salvou. Estava a tomar um vaporizador no nariz que me deram na maternidade que facilitava a saída do leite, segundo a enfermeira servia para ajudar na subida do leite mas eu nem precisava disso e estava a subir demais, então não tomar!
As primeiras duas semanas foram torturantes, os bebés sugam o leite como se me tivessem a sugar a alma, é uma dor "horripilante", a minha mãe dizia "ao fim de um tempo habituas-te" e foi... Quando eles estão esganados de fome as primeiras sucções magoam mas depois habituamo-nos. E é reconfortante ter um papel tão importante como o de alimentar duas criaturazinhas que precisam do meu leite para sobreviver.
Cansativo? Sem duvida! Cada bebé demora 20 a 50 minutos a mamar, x 2 bebés, de 3 em 3 horas, só quem passa por elas sabe dar valor ao que realmente é dar de mamar a gémeos!
Atualmente e por iniciativa nossa dou de mamar e depois ainda dou um biberão de leite porque se dou só de mamar 1 hora depois já estão com fome. Tento tirar leite com a bomba uma a duas vezes por dia para o papá dar à noite no turno dele enquanto durmo mas por vezes não consigo tirar leite suficiente e eles bebem pelo menos duas refeições apenas com leite artificial. Outra informação que não encontro em lado nenhum e que uma enfermeira me disse foi que à noite há o pico de produção de leite, por isso é importante também dar de mamar à noite para o organismo continuar a produzir mais leite.
Muitas mentes pensam logo que uma mãe de gémeos pode amamentar os dois ao mesmo tempo porque tem duas mamas... essa ideia me repugnava um bocado na gravidez, agora com a necessidade de ter de amamentar quando tenho dois bebés a chorar ao mesmo tempo essa ideia parece mais interiorizada e já o tentei fazer mas... e as costas e o cansaço e o stress de ter duas mãos ocupadas e precisar de ajeitar um bebé com as duas mãos e não tenho como... prefiro demorar duas horas com os dois amamentando um de cada vez...

Sem comentários: