sábado, 23 de novembro de 2013

Mala Maternidade MAC

Ontem fiz a visita à maternidade, confesso que não estava à espera que mostrassem o que realmente me interessava e não excedeu as expectativas. Como terei cesariana programada não entro pelas urgências, terei o parto no bloco operatório e tudo difere do que nos mostraram. A visita foi toda para as grávidas que iriam ter parto normal, mostraram onde era as urgências, que seria onde as grávidas se devem dirigir quando entrarem em trabalho de parto, mostraram os quartos individuais onde as grávidas têm o parto na ala das urgências, os papás podem ficar nesse quarto (quartinho pois pareceu-me ser tão pequenino) e assistir ao parto (salvo raras excepções), o bebé após nascer estará sempre em contacto com a mamã e apenas retiram o bebé para pesar, o qual pode ser acompanhado pelo papá. Esse quarto é horrivelmente quente portanto dentro do hospital as mamãs não têm de se preocupar em levar roupa quente para si ou para o bebé. Após as 2 horas depois do parto as mamãs e os bebés vão para o quarto no internamento de puérperas junto das restantes mamãs. Aí já podem ter os seus objetos pessoais e a mala de maternidade levada pelo papá. O quarto que nos mostraram tinha 6 camas mas a enfermeira disse que procuravam apenas ter até 3 mamãs em cada quarto, excepção quando há picos de muitos partos.
Verifiquei que não havia banheira para o bebé e enquanto o bebé tiver no hospital será lavado à "gato", também não existe duches nos quartos como no internamento onde já tive à uns meses. A casa de banho é separada dos quartos e partilhada pelos restantes quartos. Temos um cacifo no corredor para guardar a nossa mala que não é muito grande portanto não devemos levar uma mala muito grande. Segundo a enfermeira o internamento para o parto normal é normalmente de 48 horas e de 72 horas para quem tiver cesariana portanto bastará levar roupa suficiente para 3 dias.


Não nos deram uma lista escrita do que deveríamos levar para a maternidade, apenas foi falado portanto aqui fica um apanhado:

Para a mamã:
- 3 camisas de dormir ou pijamas (preferencialmente camisas de dormir);
- cuecas de algodão ou descartáveis;
- pensos higiénicos ultra absorventes ou até mesmo dos de incontinência;
- artigos de higiene pessoal (shampoo, gel de banho, escova, creme, etc)
- chinelos de quarto e chinelos de duche;
- toalhas de banho é opcional, se não levarmos o hospital fornece

Para o bebé:
- 3 mudas de roupa leves e 1 muda de roupa bem quentinha para a saída;
- 2 bodies e calcinhas soltas extra para o caso de sujar;
- fraldas descartáveis (média de 10 por dia para 2 a 3 dias);
- mantinha sem pêlo para cobrir o bebé quando dão de mamar, por exemplo.

Já vi mães a indicar para levar o secador de cabelo, quando tive internada havia secadores no wc apesar de terem pouca potência, contudo não sei se no internamento das puérperas têm secador.
Os cremes e produtos de higiene do bebé são opcionais, o hospital fornece. Não levar toalhitas porque as regras do hospital também não aconselham o uso de toalhitas mas de compressas embebidas em água termal. Não levar chuchas nem tetinas porque também vai contra os "mandamentos" do hospital usar chuchas.
As roupas dos bebés devem ser separadas por conjunto (dentro de um saco colocar a roupa a ser usada pelo bebé em cada dia), aprendi nas aulas de preparação para a maternidade que podemos dobrar uma fralda de pano com a roupinha para o bebé e assim as mamãs não têm de se preocupar em comprar sacos.

Não esquecer do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e cartão contribuinte, levar também o livro de grávida, exames, ecografias e análises efetuados durante a gravidez.

Sem comentários: