quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Alimentação saudável

No início da gravidez fui bombardeada com uma lista infinita de restrições alimentares, aos poucos passou a fazer parte da alimentação de toda a família pelo que já nem noto essas grandes restrições.
Fundamentalmente e resumindo como sopa ao almoço e ao jantar, não como carne mal passada nem peixe cru ou muito menos peixe fumado, sei que não se deve comer muitas vezes atum pelo que já nem me lembro da ultima vez que comi atum. O marisco apenas se for fresco (existem outros médicos que dizem que marisco apenas se for ultra congelado) e acabado de cozinhar e bem cozinhado, atenção aos bivalves que nem sempre é época de os comer (pode ser consultado em https://www.ipma.pt/pt/pescas/bivalves/ se os bivalves estão próprios para consumo). Não posso comer comidas com ovos crus, maionese caseira, mousse de chocolate, baba de camelo ou as massas dos bolos antes de irem ao forno (como eu gostava...).
Os queijos também são um problema, não se deve comer queijos moles ou em creme (tipo philadelphia), queijo fresco apenas aqueles que são embalados a vácuo e que se compram dentro das caixinhas. A charcutaria a mesma coisa, queijo e fiambre apenas embalado a vácuo, nada de charcutaria cortada na hora e que são "mexidos" e apanham ar durante sabe-se lá quanto tempo. Os enchidos também são um problema, então não comer enchidos crus, bacon, presunto, etc. Não beber leite e sumos que não sejam pasteurizados, o mito do que é caseiro é que é bom e que o leite acabado de sair da vaca é o mais saudável não se aplica nas grávidas, a pasteurização mata os microrganismos  pelo que é um fator importante.
Importantíssimo lavar bem os legumes crus, como a alface ou outros legumes que não serão cozinhados, mesmo os que vêm embalados e lavados, deve ser lavado em água corrente e depois deixar de molho em água com bastante vinagre (ou duas a três gotas de lixívia, amukina é o mesmo que lixívia mas mais caro) durante meia hora para permitir que todos os microrganismos sejam mortos. Nunca como salada fora de casa.
As grávidas também não devem tocar na carne crua com as mãos, em último caso devem utilizar luvas.

Para as grávidas com taxoplasmose o cuidado é redobrado, apesar de para a mãe não ser muito prejudicial, para o bebé pode ser fatal ou pode nascer com deficiências. As mulheres quando têm uma vez taxoplasmose ficam imunes, pelo que existem grávidas que já são imunes à taxoplasmose, contudo para as grávidas que nunca tiveram taxoplasmose não têm imunidade e é essencial que não fiquem infetadas agora que estão grávidas.

Sem comentários: