segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cãibras

Mais uma para juntar à minha lista de sofrimentos de grávida. Numa noite que estava super cansada e que até me deitei mais cedo, após me deitar comecei com umas cãibras nos dedos de um pé, parecia que tinha os ossos todos as partirem-se aos bocadinhos, tive tantas dores como nunca tinha tido, ainda demorou a volta de meia hora de sofrimento extremo mas espero não voltar a acontecer!
Após pesquisa verifico que a possibilidade de voltar a acontecer é grande para meu grande desespero... 
No 2º e 3º trimestre a barriga começa a pesar e a postura da grávida se modifica para ela poder se equilibrar com esse peso a mais, o esforço extra que a mamã tem que fazer para carregar essa barriga causa um cansaço nos músculos principalmente das pernas e das costas. No último trimestre, os bebés também começam a roubar muito cálcio da mãe para formar os seus ossos, resultando numa diminuição de cálcio no sangue materno, que pode predispor a ter mais cãibras.

Mais importante de tudo, como aliviar as cãibras? 
  • Alongar o músculo, no começo dói mais mas depois acaba por melhorar;
  • Depois que passar a dor aguda, fazer massagem no músculo para relaxá-lo;
  • Colocar uma bolsa de água quente ou tomar um banho para relaxar.
Se tiverem uma barriga enorme como a minha e nem conseguirem chegar aos pés, boa sorte porque têm de pedir a alguém para ajudar.

Sem comentários: