sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Ensinar os bebés a dormir: Dia 0

1º passo que segui foi identificar os nossos erros, o que estava a fazer mal e o que devia ser corrigido.
Tive consciência desde o início que a tarefa de dormir não seria fácil (nunca imaginei que fosse tão difícil!) portanto sempre tive o cuidado de não adormecer os bebés ao colo nem de os adormecer com os balanços do carrinho, facilmente se acostumavam... Aos 4 meses passei-os para o quarto deles, cada um na sua caminha, a transição não foi difícil para eles, acho que foi na altura certa. 

Agora o que tenho feito "mal":
- adormecê-los com o biberon
- acalmá-los durante a noite dando-lhes biberon sempre que acordavam
- não ter rotinas nem horários para as sestas
- estava constantemente a experimentar novos métodos

Consequências: ora deitava os bebés muito tarde e ficavam tão rabugentos que demorava mais de uma hora para adormecer, ora deitava os bebés mais cedo e passado 1 hora acordavam como se tivessem dormido uma sesta e a seguir queriam festa. Durante a noite de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas lá me levantava para lhes dar leite (fora as vezes que me levantava só para pôr a chucha), não lhes mexia, punha-lhes o biberon na boca apoiado com uma almofada e adormeciam automaticamente. Durante o dia dormem sestas de 45 minutos a 1 hora e descansavam pouco.

2º passo que fiz foi elaborar um esquema com as rotinas e o melhor horário para as concretizar, comecei por escrever a hora de deitar à noite e a partir daí escrever tudo o resto para trás tendo em conta que comem de 3 em 3 horas e que dormem de 2 horas e meia em 2 horas e meia.

3º passo foi eliminar distrações, quando acordam têm muita luz, o mobile com musica e um projetor de estrelinhas no céu de luz azul que é accionado automaticamente quando choram, para alem disso tem uns peluches pendurados que giram e eles esticam-se para os tentar apanhar... neste momento é preciso adormecer em vez de brincar. Eram muito giros mas tive de os tirar...

Sem comentários: