sábado, 2 de agosto de 2014

Ensinar os bebés a dormir: Dia 1

Como as sestas são curtas, conjuguei a ultima sesta para que acordassem 2 horas e meia antes das 20h, às 19h30 acabamos o jantar e fomos ao banho, um banho quentinho sem falar alto, com muitos miminhos, de volta ao quarto fiz uma massagem ao som da musica de embalar habitual e apenas sussurrando, sem brincadeiras, só muitos carinhos, vestido o pijama, fraldinha de pano e chuchinha e deitar na cama (primeiro o bebé mais calminho e depois o bebé que normalmente se exalta mais. Quando deitei o segundo já o primeiro estava a dormir (meio caminho andado!), o segundo bebé não deu tréguas e começou logo aos pontapés deitado na cama, acalmei-o, sempre sussurando "faz um ó-ó, amor", rapidamente ele se aconchegou à fraldinha e pôs-se de lado em posição de dormir. Sentei-me numa cadeira perto das camas e ali fiquei sem manter contato visual, ele olhava para mim de vez em quando, de vez em quando exaltava-se e eu lhe punha a chucha e dava festinhas e assim fiquei até ele adormecer 5 minutos depois (canja!).
Ao contrário das outras noites que queria fazer o jantar e adormecê-los ao mesmo tempo e fazia maratonas entre a cozinha e o quarto quando cada um começava a chorar, o jantar pode esperar, depois de adormecidos o tempo irá render mais.
Quase 3 horas depois os bebés acordaram ao mesmo tempo, acendi uma luz fraquinha e simulei que ia mudar a fralda, não mudei porque não precisava e dei o leitinho aos dois ao mesmo tempo deitados na cama, mantive-os acordados enquanto bebiam o leite (festinhas na barriga ou cocegas no pezinho quando estavam a fechar os olhos), arrotaram, ficaram deitados e ajeitei a fraldinha de pano, dei beijinhos, disse "faz um ó-ó amor" e apaguei a luz, só ficou a luz de presença. Surpreendentemente adormeceram logo e nem precisei de me sentar na cadeira perto das camas!
01h40 o bebé, normalmente mais excitado, acorda, queria brincar, começa a falar, a dar pontapés no colchão, raramente chora mas eu fico ali sentada à espera que adormeça... e agora começou o desafio... o sono é muito e a vontade de ir para a cama também, era muito mais rapido dar-lhe um leitinho e ele adormecia 3 segundos depois de pôr o biberon na boca... mas eu fico ali... firme! O bebé estranha eu estar ali e fica a olhar fixamente para mim, nunca olho para ele mas ele continua a olhar e a "conversar"... pensei comigo acho que se ele deixar de olhar para mim acaba por adormecer... Saí do quarto, ele continuou a conversar mas nunca adormeceu.
03h00 o outro bebé também acorda e com um choro descomunal, não o consigo acalmar, faço um leitinho com a mesma quantidade de água mas com menos uma colher de leite em pó e frio. Levanto-o, mudo-lhe a fralda, dou-lhe o leite no meu colo, nunca o deixo adormecer, bebe metade (yupiii), arrota e deito-o na cama. Faço o mesmo com o primeiro bebé que está acordado desde a 01h40. Deitados adormecem 40 minutos depois.
04h00 Finalmente adormeceram, finalmente me deitei e dormi.
09h00 acordaram como se fossem galos a anunciar o nascer do dia!

Cuidados que retive: mudei a disposição do quarto para que sentada ficasse perto das duas camas, deitei os bebés acordados e não lhes dei o leitinho para adormecer. Retirei 2 biberons da noite e diluí um deles.

Sem comentários: