segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Ensinar os bebés a dormir: Dia 10

Acho que ainda não tinha dito aqui que depois de ler o livro "10 dias para ensinar o seu filho a dormir" mandei uma mensagem à autora do livro, Filipa Fernandes, via facebook e devo dizer que ela é super simpática e acessível, numa questão de horas já me tinha respondido! Questionei o método para aplicar a gémeos, ela aconselhou-me a fazê-lo a um bebé de cada vez mas que também podia fazer aos dois bebés ao mesmo tempo mas iria demorar mais tempo, os 10 dias não seriam suficientes.

Há alturas que acho que nem 10 meses serão suficientes que parece que não tem solução possível, há outros dias que fico deslumbrada. 
Pensando bem, há alturas que faço tudo direitinho, há outras em que não há rotina, não há cama e muito menos sossego para os bebés adormecerem sozinhos e decentemente. 
Hoje foi um deles, fim de semana fora, aproveitar o dia ao máximo em família, piscina, muita brincadeira, saímos de casa de manhã e só entramos depois da hora de deitar... 
É bom sair da rotina mas numa altura como esta que é suposto ensiná-los a adormecerem sozinhos não é produtivo. Para a semana vamos de férias, o que também não vai ajudar que o método resulte. Depois das férias recomecerei tudo do início, até lá não vou estragar o que já está feito e tentar minimizar os possíveis "estragos".

Parece exagerado mas para ter uma respectiva mais realista do nosso dia a dia, apontei todas as horas que dormiram, quantas horas dormiram, quantas horas demoraram para adormecer. Fiz uma tabela excel (como já tinha saudades do trabalho) e depois gráficos para melhor ilustrar o que se passou nos últimos 10 dias. E não há uma melhoria notável, houve dias que melhoraram e dias que pioraram...

Soma das horas que cada bebé dormia em cada dia




Soma do tempo que cada bebé demorava por dia a adormecer



Sem comentários: